“Relações com investidores” não é apenas o nome de uma área que atua com este público. É também uma postura e ações que dependem do seu olhar estratégico e real interesse.
Os investidores desempenham um papel fundamental em sua empresa. Eles acreditam em seu produto e/ou serviço, do contrário não estariam investindo nela. Por meio deles o seu negócio pode crescer em valor financeiro e valor reputacional.
Desta forma, manter um relacionamento próximo com os investidores é essencial para continuar evoluindo e prosperando.
Abaixo você encontrará 10 dicas para se aproximar dos investidores:
#1 Comunicação transparente com os investidores
Tenha uma comunicação transparente com os investidores, mantendo-os informados sobre assuntos que possam ser de seu interesse.
Divulgue os resultados periódicos de sua empresa (trimestral, mensal ou anual) de forma simultânea no site da companhia e envio de e-mail para sua base de contatos. Se possuir mailing em português e inglês, por exemplo, o envio simultâneo para as duas linguagens evita interpretações de privilégio de informação para algum público.
Uma comunicação ativa gera maior confiança e os investidores se sentem mais pertencentes à companhia, incentivando um maior engajamento em atividades futuras.
#2 Estudo de Percepção
O que estão falando sobre sua empresa? Tão importante quanto falar é saber ouvir. O estudo de percepção é excelente para colher feedback de um assunto específico ou de forma geral sobre a companhia.
O estudo de percepção permite analisar o que a empresa já fez e se os analistas e investidores estão satisfeitos, além de indicar o que precisa se desenvolver melhor. Por meio deste estudo é possível definir estratégias, aperfeiçoar possíveis atividades e realizar mudanças necessárias para atingir um resultado desejado ou até mesmo mantê-lo.
As respostas dos questionários quantitativos e qualitativos não revelam o nome do respondente, garantindo maior liberdade e transparência por parte de seus investidores também.
#3 Processos organizados
Mantenha os processos de sua companhia organizados, se o seu desejo for gerar credibilidade com seu público.
Encontre um equilíbrio entre comunicação ágil e estruturação das informações para não ficar algo muito burocrático.
Os investidores devem perceber o comprometimento da empresa com seus processos internos e agilidade na comunicação com seu público-alvo. Ao solicitarem alguma informação, sua equipe terá fácil acesso às respostas, por manterem os processos organizados.
#4 Promova eventos em ocasiões especiais
Eventos são ótimas iniciativas para se aproximar dos investidores. Neles você tem a oportunidade de conversar com todos ao mesmo tempo, bem como de forma individual.
Devido a pandemia, é necessário se atentar a todos os cuidados para eventos presenciais, mas também é possível fazer por chamada de vídeo.
Essa proximidade cria vínculos e faz com que os investidores se sintam corresponsáveis pelo negócio. Durante os eventos, é possível ainda transmitir suas ideias e explicar melhor novos projetos a fim de obter feedbacks construtivos.
#5 Planejamento estratégico
Ao se comunicar com potenciais investidores ou investidores atuais da companhia é comum a apresentação de relatórios, indicadores de resultados e planos de projetos futuros. Para ter bom êxito nesta etapa, possuir um planejamento estratégico é de grande importância.
A análise e coleta de dados, tanto internos quanto externos à organização, não podem ser realizadas de forma bem feita se for de última hora. Por isso a importância de ter um planejamento estratégico.
Faça reports mensais e envie para os investidores a fim de mantê-los informados. Unifique todas as informações durante todo o ano e elabore um documento que evidencie de forma clara e objetiva a evolução da empresa em várias frentes.
Com base nessas informações, você poderá criar seu planejamento estratégico para o próximo período.
Todas essas ações fortalecem o relacionamento com os investidores e a empresa demonstra domínio, organização e transparência com as informações.
#6 Comunicação constante com os investidores
Falamos no primeiro tópico deste blogpost sobre comunicação transparente. Mas não será válido se esta transparência ocorrer apenas em casos pontuais. A comunicação com seu público-alvo precisa ser constante.
Sua empresa pode disponibilizar informações sobre o setor, desta forma os investidores permanecem conectados com sua marca.
Quanto mais presente a empresa estiver na vida dos investidores, mais envolvidos eles estarão com o negócio.
#7 Viagens corporativas podem te aproximar dos investidores
Promover viagens corporativas, seguindo todos os protocolos de segurança devido ao cenário de pandemia, é uma outra forma de se aproximar dos investidores.
Nessas viagens é possível realizar encontros com personalidades do setor, o que pode funcionar como o laço que estava faltando para dar maior segurança ao negócio.
#8 Gestão de riscos
Empresas de alta performance possuem um plano de gestão de riscos para reduzir impactos negativos.
Esta iniciativa demonstra que o negócio está preparado para qualquer situação, o que aumenta a confiança dos investidores.
#9 Veículos de Comunicação
Estar presente em veículos de comunicação do setor também é uma estratégia para se aproximar tanto dos investidores como do próprio mercado em geral. Claro que levando em consideração o cenário atual da empresa.
Para atrair a atenção do investidor pessoa física é um ótimo caminho, já que estes veículos alcançam todos os perfis de público.
Você pode investir em uma assessoria de imprensa e ferramentas online, como a DINO, Agência de Notícias Corporativas do Brasil, para conquistar espaço na mídia.
Realizar teleconferências destinadas à imprensa também é uma oportunidade de estar presente nas pautas dos profissionais da comunicação.
#10 Esteja sempre disponível para ouvir os investidores
Como já citamos anteriormente, é preciso ouvir seus investidores pois, como muitos possuem grande experiência, eles podem até se tornar uma espécie de mentores, contribuindo com o desenvolvimento dos negócios de sua empresa.
Mas para que isso ocorra, os investidores precisam se sentir à vontade e próximos de sua companhia para terem a liberdade de expor suas ideias e pensamentos. Se todas as vezes que eles desejarem conversar sobre algum tema não tiver ninguém disponível para atendê-lo, é capaz até dele começar a olhar outras empresas que estejam mais abertas à comunicação e colocar suas ideias em prática com a própria concorrência.
Em quem você investiria seus recursos: em alguém que se dispõe a te ouvir ou quem não se comunica e faz tudo da sua própria maneira?
Conclusão
Os investidores desempenham um papel fundamental em sua empresa. Eles acreditam em seu produto e/ou serviço, do contrário não estariam investindo nela. Por meio deles o seu negócio pode crescer.
Desta forma, manter um relacionamento próximo com os investidores é essencial para manter e conquistar novos negócios.
Manter uma comunicação transparente e constante, por meio de ferramentas, organização e planejamento são de grande relevância.
Além de saber falar é necessário saber ouvir. Em quem você investiria seus recursos: em alguém que se dispõe a te ouvir ou quem não se comunica e faz tudo da sua própria maneira?
“Relações com investidores” é muito mais que um nome de uma área, é uma ação que você precisa realizar todos os dias.