O site de Relações com Investidores não é somente uma obrigação de toda companhia de capital aberto, de acordo com instrução da CVM, como também é uma ferramenta extremamente valiosa para a comunicação com acionistas e investidores. Além disso, um site de RI completo e com usabilidade simples indica uma empresa transparente e com boas práticas de governança.
O site, no entanto, não é a única forma de se comunicar com seus investidores e acionistas e, nesse post, listamos algumas outras ferramentas que podem auxiliar na estratégia de comunicação da área de Relações com Investidores.
Webcast
A teleconferência de resultados é um momento importantíssimo para a companhia e, nos dias atuais, somente o uso da telefonia não dissemina a informação como costumava fazer. Num mundo extremamente conectado, o uso de webcasts se tornou quase que uma obrigação para empresas que desejam ser vistas de forma positiva pelo mercado.
O webcast tem muitas outras funções!
Ele pode ser usado para teleconferências de fato relevante, principalmente, quando há uma grande aquisição envolvida; transmissão de Investor’s Day ou reuniões de APIMEC, onde normalmente também são utilizados imagens, entre outros.
Publicação em portais online
Outra obrigatoriedade que pode ser explorada pelo departamento de Relações com Investidores para que a companhia seja melhor vista é a publicação em portais de notícia online.
A RI Prisma possui a Rede de Divulgação como solução para atender a instrução 547 da CVM, onde Fatos Relevantes publicados pela companhia são disparados para portais de grande relevância e não somente para um site, como é o costume de mercado.
Podcast
Disseminar o conhecimento sobre essa área tão estratégica é um desafio que algumas Companhias enfrentam e os podcasts tomaram proporção em 2019, principalmente após o investimento do Spotify nesse formato de mídia.
Um podcast nada mais é do um programa de rádio online. A principal diferença entre o podcast e o programa de rádio é que não é mais preciso esperar para acompanhar seu programa preferido ao vivo, seu consumo é on demand.
Em 2019, o consumo de podcasts cresceu em 50% e os temas são os mais diversos, de entretenimento a finanças.
Atualmente, há somente um podcast voltado para relações com investidores no Brasil, o Podcast Investcast do Itaú Unibanco, que vale a pena conferir!
Vídeos
A utilização de vídeos para a comunicação com o público não é mais novidade no mundo das relações com investidores e ela só aumenta!
Empresas de capital aberto costumam produzir vídeos para falar de seus resultados. O Netflix, por exemplo, faz sua divulgação diretamente no youtube. Aqui no Brasil, a Ânima Educação, segue a mesma estratégia.
O vídeo aproxima o management de sua base, afinal de contas, somos animais sociais e não somente ouvir a voz através de uma teleconferência de resultados ou uma ligação, por exemplo, como também ver o rosto de quem está apresentando os resultados, deixa a relação entre investidores, acionistas e empresa muito mais próxima.
Redes Sociais
As redes sociais fazem parte da nossa vida, seja o Facebook ou o Whatsapp, nós estamos conectados o tempo todo. E o investidores e acionistas também! E não somente no LinkedIn, rede social voltada para contatos profissionais.
O uso do Twitter, microblog onde os mais diversos temas são discutidos, até o Instagram, rede social de compartilhamento de fotos, para a comunicação com investidores ainda é tímido, mas é uma estratégia que deve ser avaliada pela área de RI.