A ascensão da IA (inteligência artificial) no setor de relações com investidores pode ser usada para impactar e potencialmente melhorar as decisões de investimento.
O que significa inteligência artificial no setor de relações com investidores?
A inteligência artificial refere-se a sistemas baseados em software que usam entradas de dados para tomar decisões por conta própria. A IA permite que os dados sejam processados em uma taxa muito mais rápida e tem um número quase infinito de aplicativos em todos os setores.
Em relações com investidores, esses aplicativos podem variar desde a análise de dados da sua empresa e a análise do comportamento de votação dos acionistas até uma segmentação mais eficaz dos investidores.
Como a inteligência artificial pode ser usada para impactar e melhorar as decisões de investimento
A IA mudará o cenário de investimentos de três formas:
- Os investidores irão valorizar mais a qualidade dos ativos de IA de uma empresa;
- Os próprios investidores irão confiar mais em técnicas de pesquisa baseadas em IA para apoiar sua abordagem de investimento;
- O setor de investimento passa a concorrer com o setor de tecnologia por talentos de IA.
Muitos investidores estão destinando seu orçamento em fontes de informação que dependem da IA para melhorar os insights que têm sobre as empresas e os cenários competitivos para melhorar seu desempenho geral.
Alguns exemplos:
- Um software orientado por IA tem a capacidade de analisar uma gravação e um script de teleconferência (por exemplo, uma chamada de resultados) e poderá identificar problemas com o tom de voz e o idioma usado para identificar quaisquer sinais de alerta para os investidores;
- Em um cenário competitivo, tomemos o exemplo das empresas de entrega de encomendas. Os investidores são conhecidos por usar tecnologia de satélite com análise orientada por IA para determinar os níveis de atividade das empresas de entrega em diferentes cidades com base na cor das vans de entrega.
Esses são apenas dois exemplos, mas a aplicação da IA vai muito além. Como resultado, a assimetria de informações durante as reuniões com investidores está se tornando cada vez mais comum. Os profissionais de RI precisam estar cientes disso e se preparar.
O conselho robótico veio para ficar
O fundador da Vanguard, Jack Bogle, declarou em 2018 que 90% das negociações nos mercados de ações seriam impulsionadas por fundos de investimento passivos e fundos negociados em bolsa no futuro.
Gestores de fundos ativos estão sob intensa pressão para justificar a si mesmos e suas taxas. Pensões e dinheiro dado a um programa de IA, seguindo este raciocínio, farão um trabalho melhor por uma fração do preço. O “conselho robótico” veio para ficar!
O que as equipes de relações com investidores precisam estar atentas a inteligência artificial
As oportunidades
Os avanços na IA podem abrir muitas oportunidades para os profissionais de RI em termos de moldar sua mensagem aos investidores. Imagine relatórios de identificação de acionistas disponíveis em tempo real. Embora não seja algo possível no curto prazo, não há razão para que não possa ser uma proposta futura.
A IA tem a capacidade de obter acesso ao sentimento de propriedade, volatilidade e algoritmos de investidores para todas as ações. Ao usar esses dados e análises, os profissionais de RI podem entender a motivação por trás das decisões de investimento e, portanto, serem capazes de personalizar melhor as mensagens para investidores existentes e potenciais. A segmentação de investidores se tornará, portanto, uma ciência baseada em dados.
Os riscos
Quando tomamos o exemplo da Vanguard acima, entendemos que cada vez mais o número do gerenciamento de alguns fundos será totalmente automatizado.
Isso representa um desafio para o RI em termos de permanecer relevante. Dito isto, os fundos ativos continuarão a existir, o que significa que a construção de relacionamento e a comunicação ativa com os investidores continuarão a ser uma parte essencial do papel dos profissionais da área.
Os RIs também precisam estar cientes de que a IA pode representar riscos para os negócios em geral. Eles precisam entender como a IA está sendo usada em sua organização e estar em condições de responder a perguntas durante as reuniões. Por exemplo, se a IA estiver sendo usada, qual é a estrutura ética em torno do uso desta tecnologia em sua organização? Você tem processos de mitigação de risco?
Além disso, sua empresa está preparada para um gerenciamento de crise, devido a má utilização da IA? Afinal, este recurso também pode ser utilizado para atacar a empresa. Por exemplo, a IA pode ajudar os hackers a acelerar o processo de acesso a informações privadas da empresa. Sites, telefones híbridos e equipamentos de conferência podem ser vulneráveis se não forem adequadamente protegidos. Isso claramente também se enquadra na segurança cibernética, um tópico cada vez mais importante para os investidores.
Esses são apenas alguns dos riscos que os RIs precisam conhecer. À medida que os investidores aumentam seu conhecimento sobre IA, suas oportunidades e riscos também são ampliadas.
Conclusão
A IA assumirá o controle? Um medo comum sobre o futuro para todos os setores. Nossa visão é que a IA e os RIs humanos continuarão trabalhando felizes lado a lado pelo tempo que pudermos prever. O RI não é apenas baseado em dados. Confiança e relacionamentos são essenciais para um programa de RI eficaz e isso continuará sendo o caso. A IA, no entanto, permitirá que os profissionais obtenham insights mais profundos sobre grandes quantidades de dados com muito mais rapidez e eficácia, permitindo que eles melhorem seu desempenho.
Este é um espaço em constante evolução e as ferramentas relacionadas a RI continuarão a ser introduzidas no mercado. Recomendamos ficar de olho nas novas ferramentas que facilitam a vida dos RIs.