Dentre as diversas possibilidades ao se criar um site, existem muitas questões a se considerar: como esse site deve ser, quais informações ele deve conter, mas o mais importante é: qual o propósito ao qual esse site deve servir?
No que tange a realidade dos sites de Relações com Investidores, o objetivo costuma ser claro – até mesmo pela obrigatoriedade legal de se postar alguns documentos: informar aos investidores todas as movimentações do banco que interferem no mercado e na relação com acionistas.
Em linhas gerais: basicamente o site deve conter todos os documentos e informações publicados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Porém, é muito importante ressaltar o papel e significado de se ter um site representando sua marca para com os investidores e acionistas.
Um site, portanto, não é simplesmente um compilado de documentos: passa a ser uma amostra de como a companhia preza e se relaciona com seus investidores, como ela demonstra suas movimentações financeiras, e, mais importante, como a empresa reafirma sua marca e posicionamento de mercado frente aos diversos públicos com que se relaciona, sejam acionistas ou não.
Sendo assim, algumas práticas são comuns, como:
1) Sobre a companhia: Uma aba explicando e detalhando um pouco da história e das práticas da companhia, de forma a alinhar as perspectivas da empresa com a visão institucional.
2) Governança Corporativa: Aqui se explicita a composição da empresa frente ao mercado.
3) Informações aos Investidores: Muitos documentos arquivados na CVM são dispostos aqui, além de outros, porém aqui são destrinchadas as informações em abas, dependendo do tipo de documento.
4) Central de Resultados: Normalmente dentro de “Informações aos Investidores”, mas é um local onde todos os documentos de divulgação de resultados de algum trimestre são compilados, desde ITR ao áudio da teleconferência de resultados.
5) CVM: Normalmente se faz uma aba a parte dos documentos arquivados na CVM, mas também essa aba pode estar dentro de “Informações aos Investidores”
6) Fale Conosco: É sempre importante ter um canal de comunicação direto dentro do site, mas também se dispõe o(s) email(s) do RI da empresa.
Todas essas informações são dispostas no site por ser uma prática bem vista, além de ajudar em elucidar como a companhia é e se posiciona no mercado. Por isso, é sempre bom rever os sites de RI e como sempre é possível atualizá-los e melhorá-los.