Pioneira na comunicação com videos results, TIM cria linha de produção de vídeos para investidores, analistas e jornalistas.
A crescente onda de pessoas físicas, segundo matéria do Valor Econômico, entre o corpo de acionistas das companhias fez com que o setor de relação com os investidores precisasse propor novas formas de comunicar os resultados. Acontece que os videos results, que despontaram como facilitadores da relação com jornalistas e analistas, não atendem necessariamente aos que estão ingressando no mundo de ações por meio dos seus CPFs. É o que explica Vicente Ferreira, Head of Investor Relations da TIM, empresa pioneira quando o assunto é a divulgação de resultados por meio do audiovisual no Brasil.
“Acredito que da maneira como vem evoluindo, o vídeo é uma ferramenta bacana que também serve para pessoa física, mas ele não é necessariamente construído para esse tipo de público”, explica. Na visão de Ferreira, o formato só consegue atender o investidor que já conhece a empresa, o setor e entende os indicadores financeiros. Para quem está chegando agora pode ser necessário se educar antes sobre esses temas para ter um entendimento mais completo.
Foi em 2014 que a companhia publicou o primeiro vídeo, pensado originalmente para jornalistas e, a partir daí, começou a encaminhar também para o público de RI. Mas este não é o único meio pelo qual a empresa buscou uma comunicação ativa com os investidores, tendo também utilizado no passado plataformas como Twitter e o App exclusivo para público de RI.
“O projeto do vídeo release iniciou na verdade com a área de imprensa da TIM. Nós, de Relações com Investidores, entramos em parceria nesse projeto trabalhando a quatro mãos. Discutimos a linha do discurso que vai ser utilizada na comunicação e, depois em conjunto, depuramos o roteiro para trabalhar os temas que são mais relevantes para o trimestre”.
Vicente de Moraes, TIM
O formato se tornou comum durante a divulgação de resultados e também para o plano estratégico da empresa, passando a se incorporar na cultura da TIM, contando com a participação de executivos ao fim de cada trimestre. Hoje a gravação segue um padrão de três minutos e a companhia trabalha com vídeos em português com legendas em inglês que, além de serem enviados para analistas, investidores e jornalistas, também ficam disponíveis no site.
“Olhando para pessoa física especificamente, temos trabalhado outros canais que ganharam força neste período de pandemia, como é o caso das lives com executivos da empresa. Usamos parceiros que tenham boa penetração com este tipo de público como as casas de research independente e plataformas de investimentos. Antes da onda da Fintwit, chegamos a testar o Twitter muito baseado na experiência americana, mas hoje buscamos trabalhar menos canais, porém com mais opções de conteúdo para sermos mais assertivos na mensagem que estamos passando”, afirma Ferreira.
Atenta aos novos formatos de comunicação digital, até mesmo para as tradicionais teleconferências de resultados, a RIWeb sempre trás novas discussões abordando tecnologias e preparo técnico dos executivos para comunicação.